PRORH UFMG

A disseminação do uso de sistemas de informações e de ferramentas automatizadas para geração de planilhas, textos e outros tipos de controles tem gerado nas organizações um novo e acumulativo acervo de documentos digitais e de informações em sistemas. Não obstante esse cenário que se multiplica dia a dia observa-se que na maioria dos casos há uma ausência de gestão dessas informações, que geralmente são organizadas em silos, como por exemplo, documentos do setor de recursos humanos, documentos do setor de compras, documentos do setor financeiro etc, descaracterizando a unicidade de um conteúdo organizacional. Atualmente, a rotina informacional das organizações transita tanto no mundo físico quanto eletrônico. Conciliar um legado de documentos em papel, armazenados em arquivos ainda com características probatórias e legais, com sistemas de informações e documentos digitais tem desafiado pesquisadores, profissionais da informação e profissionais que atuam no mercado de tecnologia da informação. Considerar processos e regras de negócios, estratégias corporativas, compliance, cultura organizacional, arquitetura (tecnológica) corporativa, patrocínio de gestores, gestão de mudanças, normatização e áreas do conhecimento envolvidas não parece o caminho mais ágil em um momento de rápidas transformações. Porém, é o caminho mais seguro para se criar uma estrutura real e executável, e que deve ser considerado em projetos de automação. Novos projetos de automação de processos de negócios têm surgido e trazido consigo desafios de romper com resquícios de projetos anteriores mal sucedidos, que tinham como foco principal a tecnologia. Apesar da produção acadêmica não ter acompanhado o desenvolvimento exponencial do mercado de soluções tecnológicas para gestão de documentos e informações, os pesquisadores têm dedicado algumas de suas pesquisas de forma a gerar conhecimento estruturado e sistematizado capaz de subsidiar tecnicamente o assunto.

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